Informação
CONTADOR MENSAL

Locations of visitors to this page


REALTIME





    Album de Lmachado>> página inicial   

    Fotos:
   Textos:
KHFC! Um Bom e Próspero ano do Coelhinho!

   

A Confraria da Gastronomia Macaense, nasceu como associação sem fins lucrativos, no ano de 2007, por iniciativa e mérito dos dirigentes da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM).

A Confraria tem por objecto a investigação e divulgação do riquíssimo Património Gastronómico Macaense.

Visa-se incentivar a investigação, nos seus múltiplos aspectos desde o seu receituário, à arte e técnica da cozinha tradicional de Macau, com mais de quatrocentos anos de história, passando pela pesquisa junto ás casas de família de renome, às mais antigas casas de comida, cozinheiros famosos, acompanhando, a par e passo, a evolução dos pratos, fazer-se a reconstituição histórica da cozinha dos nossos antepassados e com isso afirmar a sua identidade e razão de ser nos dias de hoje.

Tarefa ambiciosa a que se propôs esta Confraria, a de em primeiro lugar, conseguir que as receitas tão sigilosamente guardadas nos baús das distintas famílias, quase a “sete-chaves”, prática comum nas gerações das nossas Avós e anteriores, exímias donas de casa, cozinheiras e doceiras, que se vangloriavam por ser as únicas a saber cozinhar o mais belo e gostoso prato da nossa gastronomia ou um tão apreciado bolo ou pudim, iguaria que ninguém mais conseguiria reproduzir senão elas! 

Receitas que se perderam com o falecimento das suas detentoras, deixando-nos a sonhar, e com água na boca, como é que elas fariam as misturas secretas e quais os ingredientes e especiarias que davam o seu cunho muito especial a cada uma destas receitas perdidas.

Outras das finalidades enunciadas nos Estatutos da nossa Confraria são:

- A promoção e realização da edição de livros, reabilitando e dando a conhecer estas receitas antigas através de todos os meios possíveis, na comunicação social ou no portal da rede electrónica, (http://www.apim.org.mo/confraria/pt) etc.

- O intercâmbio com organizações congéneres, promoção de encontros gastronómicos, conferências e concursos de gastronomia macaense, acções de formação nos campos turísticos e hoteleiro, em colaboração com os órgãos de turismo local com o fim último de promover o Património Gastronómico Macaense.

Especialmente para os amigos do GentedeMacau e aos PêCêBistas (Partido dos Comes e Bebes), sejam muito bem-vindos ao encontro dos paladares e culturas, línguas e sabores e desde já vos  proponho, aqui um "namoro" entre as nossas organizações que ardem de paixão gastronómica uma pela outra!

Saudações Gastronómicas,

 

Macau, 14 de Fevereiro de 2011 (dia dos namorados)

Luís Machado

Presidente da Direcção